domingo, 10 de fevereiro de 2008

sabão caseiro

2 litros e meio de óleo usado ½ cpo de sabão em pó ½ kg de soda 1 litro de água fervendo dissolver a soda na água fervendo
( deixar um pouquinho da água pra dissolver o sabão em pó) colocar o óleo na vasilha que esta com a soda
desmanchada, misturar bem , colocar o sabão em pó dissolvido mexer bem ate ir esfriando e endurecendo o ponto é quando a colher de pau ficar fincada na massa mais ou menos 30 a 40 minutos despejar em uma forma pode ser uma caixa forrada com plástico deixar secar por um dia antes de cortar em pedaços
Obs: eu usei 300 grs de soda e ficou muito bom.
Usar luvas e evitar respirar o vapor
SABÃO DE CINZA 5 Kg de Sebo
2,5 Kg de Cinzas
5 litros de Água
0,5 Kg de Soda Cáustica Derreter o sebo em fogo lento até ficar uniforme. Ferver as cinzas juntamente com a água por 4 horas. Deixe a cinza assentar e use somente a água para juntar com o sebo. Mexer bem. Juntar devagar a soda, já fora do fogo, e mexer bem até dissolver. Colocar em formas. A cinza tem um alto poder de branquear. Para clarear toalhas de prato, colocá-las de molho, ensaboadas, em um balde com uma "trouxinha" de cinzas. Lavar normalmente no dia seguinte.
SABÃO LÍQUIDO PARA LOUÇA
2 litros de água
1 sabão caseiro ralado
1 colher de Óleo de Rícino
1 colher de Açúcar Ferver todos os ingredientes até dissolver e engarrafar.
AMACIANTE DE ROUPAS 5 litros de Água
4 colheres de Glicerina
1 Sabonete ralado
2 colheres de sopa de Leite de Rosas Ferver 1 litro de água com o sabonete ralado até dissolver. Acrescentar mais 4 litros de água fria, as 4 colheres de glicerina e as 2 colheres de Leite de Rosas. Mexer bem até misturar e depois engarrafar.
Obs: pode-se usar algumas gotas de essencia a seu gosto para perfumar tipo cheirinho de bebe.

7 comentários:

Anônimo disse...

fiz o sabão ficou muito bom eu botei apenas 2 litros de olho e botei um pouco de amaciante

Unknown disse...

Eu fiz o sabão mais ele não ficou em barra ele ficou pastoso já esta 1 dia quase 2 descansando e não ficou no ponto ainda o que que eu faço ?

waldemir santos disse...

adorei...esta iniciativa de ensinar a fazer sabão caseiro,,quando minha mãe falou-me que dava pra fazer sabão de cinzas e que minha avó fazia ...confesso que não acreditei ...mas..agora acredito.ela aprendeu fazer sabão caseiro tradicional..so que o dela vai alcool.ela faz e vende no litoral o preço que ela cobra é1,00 da pra ganhar uns trocados e defender o pão de cada dia..ja peguei a receita do amaciante e vou levar pra ela tentar fazer...fico muitissimo agradecido..parabens pela iniciativa...beijos a todos...

waldemir santos...santos s.p.

Rosana disse...

Olá Mary amei seu cantinho e adorei a receita de sabão estou escrevendo um post sobre atitude sustentável e vou colocá-la ta?
aparece pra me fazer uma visitinha eu tb amo artes
Bls da Ro.

Rosana disse...

Já te seguindo amiga
Bjs da Ro.

Anônimo disse...

RECEITA DE SABÃO CASEIRO DE LEITE DA VOVÓ MARIA.
SABÃO BARRA COM LEITE DA VOVÓ.
5LT. DE ÓLEO
2LT. DE LEITE DE VACA, MELHOR O DA FAZENDA.
1KG. DE SODA SOL
1LT. DE ÁGUA
2 COLHERES DE GLICERINA
ESSENCIA
MODO DE FAZER

COLOCAR O ÓLEO E O LEITE E MISTURAR BASTANTE, COLOCAR 1LT. DE ÁGUA FRIA EM OUTRO BALDE E POR A SODA E MISTURAR ATÉ DISSOLVER,TOMANDO O CUIDADO DE NÃO RESPIRAR O VAPOR QUE A SODA SOLTA, USE MÁSCARA. E ADICIONAR NO LEITE COM O ÓLEO JÁ MISTURADO E CONTINUAR A MEXER ATÉ FICAR CONSISTENTE OU SEJA FIRME E POR A GLICERINA E A ESSENCIA E MISTURAR MAIS UNS 10MINUTOS. DESPEJAR NA FORMA E NO OUTRO DIA CORTAR E DEIXAR RESPIRAR. SÓ USAR DEPOIS DE UMA SEMANA.

Anônimo disse...

Gente esse sabão de leite fica melhor quando coloca o leite no balde e depois a soda e misture, tomando o cuidado de não respirar o vapor. Depois coloca o óleo morno a meio quente e misture até da o ponto de doce de leite pastoso e acrescente a glicerina e mexe mais um pouco.Quando não uso o litro de água ele da o ponto rápido e não solto o líquido marrom.Ah! cortar ainda morno.È a melhor receita de sabão caseiro de barra que já fiz, e dura muito pois fica firme e espuma muito.