domingo, 13 de abril de 2008

TINTA ECOLÓGICA

Projeto Cores da Terra. a tinta à base de terra não deixa a desejar com relação aos produtos industrializados e ainda tem a vantagem de ser sustentável e não agredir a natureza. Outras vantagens são: A tinta é antialérgica, pois não possui cheiro, e é acessível à população de baixa renda. A tinta pode ser preparada com uma mistura de cola branca ou com grude, uma goma feita de polvilho azedo ou de tapioca. O material misturado ao grude deve ser aplicado apenas em ambientes internos, secos e arejados. O da cola pode ser usando tanto dentro quanto fora de casa. A terra utilizada poder ser argilosa(paredes finas e lisas) ou arenosas(paredes texturizadas).As cores mais comuns são as de tonalidades amarela, vermelha, alguns tons de goiaba, pêssego e salmão. Os tons azuis e verdes são obtidos através do acréscimo do pigmento de plantas..


Aprenda a fazer
Para preparar 18 litros de tinta, você vai precisar de: – 8 kg de terra; – 4 kg de cola branca;– 8 litros de água. Coloque 6 litros de água em uma lata e adicione a terra. Com auxílio de uma colher de madeira ou com as próprias mãos, misture os ingredientes até a completa dissolução da terra, atingindo a consistência de uma vitamina de frutas. Dilua a cola em um litro de água em um vasilhame à parte. Adicione a cola diluída à “vitamina” de terra e misture. Por fim, acrescente, aos poucos, aproxi-madamente um litro de água e misture até obter a consistência de tinta. A cola branca e os 8 litros de água podem ser substituídos por 10 litros de grude de amido. Quanto mais a tinta Cores da Terra for batida, melhor será sua consistência. Uma dica é substituir a colher de madeira por uma furadeira elétrica (com um misturador adaptado) ou por um agitador manual, o “vapt vupt”, como foi apelidado pela equipe do projeto. O equipamento é formado por um cabo de vassoura pregado ou parafusado em um pedaço de madeira do tamanho da boca da lata. Ele será movimentado para cima e para baixo, garantindo a completa mistura da tinta. A tinta Cores da Terra também pode ser usada para pinturas artísticas em telas, quadros e cerâmicas. Use a criatividade e mãos à obra!
Para obter uma cor no tom de terracota use tijolos moídos. Dá um pouco de trabalho mas o resultado vale a pena(usar preferencialmente tijolos velhos destes que ficam meio que enterrados, são mais macios para moer. Moer os tijolos: colocar os pedaços num saco, e usando a marreta ir moendo-os. Quanto mais fino o pó, mais cor ficará na tinta (o corante fino é que fica na tinta, as partículas maiores ficam no fundo). Misturar o pó de tijolo, um pouquinho de água e com um pouco de argila fina amarela, para dar mais consistência à calda. Separar a tinta da parte muito granulosa da mistura que se decanta na vasilha.
AS CORES DA TINTA VÃO SER DEFINIDAS À PARTIR DA COR DE TERRA USADA. PODE-SE ENCONTRAR DESDE UM TOM BEGE CLARO ATE O MARROM ESCURO OS TONS VERDES PODEM SER OBTIDOS ATRAVÉS DO USO DE INFUSÃO DE ERVAS TIPO CARQUEJA FERVIDA USADA EM SUBSTITUIÇÃO A AGUA NORMAL,MAS AI TEM QUE USAR AS TERRAS MAIS CLARAS.

11 comentários:

Cicera disse...

Nossa Amigo obrigada por vc divir conosco essa tinta vou fazer o teste busco novas alternativas que n poluia o meio ambinete vc esta de parabes´ seu blog é otimo bjs cicera

Unknown disse...

Valeu!!!! otima a sua colaboração.
São pessoas como vc que nos fazer
refletir e melhorar o nosso pessoal
e profissional a cada dia neste mercado competitivo e as vezes desonesto que enfrentamos.
parabens e que Deus ilumine seus caminhos
Marcelo

Anônimo disse...

Olá sou estudante de economia e gostaria de repassar a grande ideia ecologica mas muitos riem de mim. Nao sei o que faço para ganhar a credibilidade das pessoas! pode me ajudar?

mary marcondes disse...

Caiçara

No site da universidade de Viçosa tem todo um trabalho falando de tinta ecológica, de uma olhada assim vc tera embasamanet pra falar com seus amigos,abraços

Anônimo disse...

Adorei! Parabéns!
Convido-a a visitar também meu blog: http://rosanaraujo.arteblog.com.br
Obrigada!

Caiçara disse...

Mary obrigado pelo retorno, fiz a minha primeira experiencia com a tinta em casa. Ficou otima!Vou divulgar a ideia... Sobre o conteudo no site da universidade exploro a dois anos(cartilha cores da terra) e continuo buscando mais informações,estudo na FeadMg pretendo um visitar a universidade de viçosa.
Felicidade, paz e muito mais.Aloha

Helem Lara disse...

Olá,
Gostaria de acrescentar uma informação: a tinta feita de terra fica saindo na mão ou nas roupas da gente quando encostamos ou tocamos as paredes pintadas com ela. A solução encontrada por alguns amigos de minas Gerais foi adicionar um pouco (cerca de um quarto de copo) de óleo de cozinha à mistura.

Unknown disse...

cola branca é ecológica?! vao 4 kg!!!

Valeria Barros disse...

Adorei a ideia amiga, tbm curto muito coisas ecologicas e tenho reciclado muitas coisinhas e apartir dai vou criando... da uma espiadinha no meu blog postei alguns dos meus trabalhos la. sua ideia foi muito criativa esta de parabens, bjs.

Espaço Urbs disse...

Muito bacana, já havia comprado o material... e dá para ficar mais barato usando o grude! Parabéns por dividir esse conhecimento.

Calixta.costa disse...

Ontem, participei do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis, programa desenvolvido aqui em São Paulo, junto a comunidade em geral, saúde, igrejas e a secretária do verde e meio ambiente.

Agradeço o espaço do Preservar é preciso. Parabéns, pois estamos juntos ou juntas nesta tarefa maravilhosa, que é a conscientização.

Nosso mutirão de ontem tinha cem pessoas, lá na Ilha do Bororé.

Venha conosco no próximo encontro.

Se desejar se juntar a nós, só entrar em contato com a Pollyana, na Ubs Chácara Santo Amaro.